Cinema

Mistério em Praia Branca (70′, FullHD, 2017).
Duas comunidades de pescadores(as) vivem realidades distintas. A Praia Vermelha, famosa por suas deslumbrantes falésias, desenvolve a pesca predatória com compressor, enquanto a Praia Branca, tomada por vastas dunas e belas lagoas, trabalha com a pesca artesanal e usa os manzuás para capturar lagosta. Uma estranha morte na Praia Branca de um pescador da outra praia esmiúça veredas de possibilidades para solucionar o crime e a escolha errada pode comprometer o convívio aprazível destes povos do mar.

Dilema de Carpideira (20′, FullHD, 2017).
Ítala é uma jovem da terceira geração de uma tradicional família de carpideiras. No dia da morte de sua avó, não consegue chorar no velório e vê seu ofício ameaçado. Numa nota de jornal, já desgastada do tempo, conhece a fama de pistolagem de uma cidade do interior do Ceará e decide ir para lá mudar o rumo de sua carreira. No interior ela vai encontrar algumas surpresas e seu ofício dependerá, e muito, das escolhas que tomar naquele pequeno lugarejo que vive num eterno cochilo…

Sertãozinho (13′, FullHD, 2017).
Sertãozinho apresenta, de forma lírica e contemplativa, o decorrer de um dia na vida de quatro crianças que vivem no sertão do Ceará, evidenciando dificuldades, responsabilidades, diversões, afetos e sonhos pueris, dentro de um contexto que apresenta inúmeras adversidades para as idealizações infantis e que, apesar da baixa-renda familiar e de as condições geográfico-climáticas serem desfavoráveis à bonança, a esperança e a alegria são reflexos de suas identidades…

Mulheres Pescadoras (14′, FullHD, 2014). Melhor documentário no FIIK 2014 (SP) e Melhor fotografia no X FATU (SP).
A vivência das mulheres pescadoras das praias do litoral cearense e o esforço para se firmarem no universo voltado para o masculino. Entre a jangada e a praia, elas mostram que são capazes de superar desafios e o preconceito estagnado pela sociedade, sem perder a essência do feminino.

O Outro Lado de Curral Velho (5′, HDV, 2011). Melhor filme CE/PI/MA no II Festival de Jericoacora – Cinema Digital.
A reinvenção do fazer político de uma comunidade de pescadores e marisqueiras de Acaraú/CE frente à empreendimentos que há dez anos comprometem a continuidade de seus costumes, cultura e vivências.

Las Hermanas Circus (10′, DV, 2011).
Um circo mambembe é montado na frente de sua casa na praia do Pecém e ele vai assistir o espetáculo com sua família. Observa que poderia realizar um documentário e volta à lona do circo para entrevistar os(as) artistas.

TV Acaraú (32′, HDV, 2010).
TV Acaraú, em 2010, produziu vídeos de bolso de conteúdo local. Foram 06 obras de ficção e 01 documentário somando 32 minutos, em qualidade HDV.

Ciclovida (76′, DV, 2010).
Ciclovida é um documentário narrativo que segue um grupo de campesinos sem terra numa viagem atravessando o continente da América do Sul de bicicleta, na campanha de resgate das sementes naturais.

Dia do Cerco (20′, DV, 2008).
Um dos casos emblemáticos de violação de direitos e ação violenta por parte da polícia contra integrantes do MST no Ceará.

Robótica Livre e a Pedagogia da Sucata (13′, DV, 2007).
Danilo César fala da multidisciplinalidade da robótica livre e propõe a pedagogia da sucata como alternativa para se trabalhar com a tecnologia.

Quanto Vale a Carcinicultura? (12′, DV, 2006).
Um olhar sobre o seminário “Manguezais e Vida Comunitária: Os impactos Socioambientais da Carcinicultura”.

Comentários fechados.