Iparana é sede de oficina de Cinema de Animação Experimental

photo_19Na primeira semana de abril foi realizada uma oficina de Cinema de Animação Experimental em Iparana (Caucaia/CE), com a participação dos cineastas Diego Akel (Akel Estúdio) e Josimário Façanha (Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira – NUCA). O perfil dos participantes era diverso, entre mulheres artesãs atendidas pelo ponto de cultura Maria Vem com as Outras, e senhores jardineiros que participam do projeto Horto Medicinal, do SESC Iparana. Muitos deles nunca passaram pela experiência da sala escura em suas vidas.

O método aplicado durante toda a oficina foi colaborativo, no qual os participantes foram estimulados a serem protagonistas do processo. Com base nos conceitos e referências mostrados, os alunos foram instruídos a coletar imagens fotográficas e utilizando câmeras digitais, a fim de se compor um filme de animação com o material reunido de todos, em técnica de Stop Motion. Antes, os alunos assistiram um apanhado de referencial teórico com ilustração de alguns dos melhores filmes do cinema de animação mundial, entre eles os aclamados “The Bead Game”, do indiano Ishu Patel, “Guzik”, da polonesa Teresa Badzian, e “Dimensions of Dialogue”, do checo Jan Svankmajer.

A realização da oficina provém do projeto Esporo de Cultura Digital Casa de Bits, premiado pelo prêmio Cultura Digital 2010 do Ministério da Cultura.

Fotos:

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.