Pecém sedia oficina de interações estéticas e video ambiental

IMG_2340Durante os dias 3, 4 e 5 de junho foi realizada uma oficina de interações estéticas e vídeo ambiental na Escola de Ensino Fundamental Euclides Pereira Gomes. As aulas foram ministradas pelo professor de cinema e realizador Alex Fedox, que expôs uma seleção de vídeos realizados de forma independente que problematizavam a questão ambiental na costa litorânea do Ceará.

A turma, formada por jovens estudantes de 7 a 17 anos, aprendeu conceitos básicos de linguagem cinematográfica a partir de exercícios práticos em sala de aula, utilizando-se de câmeras cybershot e pequenas filmadoras handycam. A ideia era de que os alunos reconhecem os elementos que compõem o quadro imagético na prática, além de exercitarem roteiros de documentários sob supervisão do professor em sala de aula. Após o preparo, os alunos fizeram um pequeno documentário sobre conscientização ambiental na cidade, entrevistando alguns professores da escola, além de moradores do entorno e turistas praianos.

O curso foi realizado sob parceria do Centro de Assessoria Popular Caldeirão com o ponto de cultura Maria Vem Com as Outras e com o Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania (CENAPOP), que juntos articulam para breve um festival de cinema ambiental no Pecém.

Os cursos de Cultura Digital e Vídeo Ambiental fazem parte do projeto Esporo de Cultura Digital Casa de Bits, premiado pelo edital Cultura Digital 2010 do Ministério da Cultura.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.