Pentecoste é sede de oficina de vídeo ambiental

pentecoste01Durante os dias 04 e 05 de março, jovens alunos de Pentecoste participaram da oficina de Vídeo Ambiental realizada em parceria com o Ponto de Cultura Irradiando na Web e com o Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania – CENAPOP.

Ministrada pelo antropólogo Salvino Lobo, a oficina “Interações Estéticas e Vídeo Ambiental” levantou discussões sócio-culturais a partir de problemáticas oriundas do desmantelo ambiental diagnosticado por moradores de regiões próximas ao esgoto da cidade, além das comunidades ribeirinhas ao Rio Curu.

A fruição audiovisual, desencadeada pela exibição e discussão de filmes ambientais, se efetivou com a realização de exercícios práticos em fotografia e captação de imagens em mídias portáteis. A base prática de toda a oficina foi a utilização da linguagem audiovisual como ferramenta para elaboração de um mapa socioambiental da região pesquisada, resultando no documentário “A água que nos falta”, concebida e realizada inteiramente pelos alunos da oficina.

A atividade tinha como foco potencializar o uso de ferramentas colaborativas e redes sociais a fim de fortalecer o intercâmbio entre os pontos de cultura cearenses.

A oficina foi uma realização do projeto Esporo de Cultura Digital Casa de Bits, premiado pelo edital Cultura Digital 2010 do Ministério da Cultura.

Assista:

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.