Sertãozinho é selecionado no 7º Cinecipó!

O 7º Cinecipó – Festival Internacional de Cinema Insurgente exibe o filme Sertãozinho, de Rosana Nunes, no dia 14/09/2017, em Belo Horizonte (MG) no Sesc Palladium.

O Festival

Da luta por reconhecimento de direitos à insurgência, o Cinecipó – Festival Internacional do Filme Insurgente tem sua travessia marcada por uma busca permanente do cinema em sua radicalidade: o filme como recusa à resignação. Dentro da arena política em que atua, o festival luta numa frente de combate para frear e contrapor as estratégias de influência midiáticas das grandes corporações de comunicação atuantes no regime democrático.

O festival tem por vocação, desde sua criação em 2010 no município de Santana do Riacho – MG, revelar as produções audiovisuais nacionais e estrangeiras que vislumbrem, em seu argumento e linguagem fílmicos:

  • O cuidado, enquanto fundamento ontológico do ser e no sentido de seu devir: cuidar do futuro da sociedade;
  • A crítica à negligência do Estado tecnocrático quanto às expressões sociais colocadas à margem do universo da comunicação, como a desigualdade, a exclusão, a vulnerabilidade e o preconceito.

Nesta edição de 2017, o Cinecipó apresenta um panorama da produção audiovisual engajada em questões políticas contemporâneas. Diante da perplexidade quanto ao regime político que se instaurou no país, em maio de 2016, e que revelou-se à sociedade, no último ano, como um projeto partidário oligárquico submisso a uma orientação econômica meramente rentista alheio aos interesses da sociedade que representa, marcado pela misoginia, pelo confisco de direitos constitucionais no âmbito das relações de trabalho, pelo ataque desmedido ao espaço natural e pela degeneração ética na política. Assim, optamos por um recorte temático circunstancial, que dentre outros temas, inclui: a violência e preconceito de gênero, o preconceito étnico, o genocídio e pauperização de sociedade tradicionais, a sustentabilidade, a democracia e a educação.

Mais Informações

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.