TRAMOIA narra uma bem-humorada história que tem como espinha dorsal o personagem Seu Raimundo, um bodegueiro que é proprietário de um estabelecimento num vilarejo de beirada de pista do sertão cearense.

Seu Raimundo é quem despacha os fregueses a cada parada de topique e ainda consegue tempo para conversar com conterrâneos e viajantes sobre os problemas da região.

A TV parabólica, sempre ligada nos noticiários, atualiza os sertanejos dos acontecimentos Brasil afora e faz, do pequeno estabelecimento, um entreposto comercial que liga aquele pedaço de chão ao mundo inteiro.

O enguiço de um carro-pipa na frente da bodega é motivo para a recorrente prosa sobre a falta d´água e a eterna e já centenária promessa dos políticos em transpor as águas do rio São Francisco.

Entre a opinião de um conterrâneo e outro, Seu Raimundo matuta uma ideia que pode mudar a realidade daquele povoado e, quem sabe, de todo povo do sertão. Um plano, ou melhor, uma TRAMOIA, que possa influenciar os poderosos em Brasília para construírem, sem dúvida, a maior e mais importante obra para o homem do sertão: a transposição das águas do rio São Francisco.

TRAMOIA dialoga com a sátira popular que diz que em todo lugar tem um cearense e que não é por acaso: há uma “conspiração cearense para dominar o mundo!” Não é a toa que Seu Raimundo, um bodegueiro de um pacato vilarejo cearense consegue, com as bênçãos de “Padim Ciço”, concretizar o seu audacioso plano. E você, conhece alguns cearenses? Cuidado, eles estão em todo lugar e podem conseguir o que querem sem precisar do poder e das elites!

Acompanhe, abaixo, o desenvolvimento do roteiro de longa-metragem TRAMOIA por meio de atualizações periódicas ao longo da feitura de mais uma obra artística do estado do Ceará:

Bodega de beirada de estrada – 12/02/2017

Preceitos ecológicos de Padre Cícero Romão – 15/03/2017

Origem do nome Barbino – 13/04/2017

Transposição do rio São Francisco – 16/05/2017

A seca de 1915 – 10/06/2017

O processo legislativo e seu fluxo – 20/07/2017

O prefixo cearense – 05/08/2017

As horas no sertão – 18/09/2017


📹 📼 📀

LEI ESTADUAL