Umirim é sede de oficina de interação estética em cinema de animação

umirim2Durante os dias 12 e 13 de março, jovens alunos secundaristas de diversos distritos rurais de Umirim participaram da oficina de Cinema de Animação realizada em parceria com o ponto de cultura Irradiando na Web, com a Fundação Joana Gomes da Silva e com o Centro Popular de Cultura e Eco cidadania – CENAPOP.

Ministrada pelo cineasta de animação Fernando Santos, a oficina trabalhou a conscientização sobre o meio ambiente a partir da problematização dos costumes, valores e tradições que acarretam a constante poluição na cidade. O objetivo da oficina foi cultivar o autoconhecimento dos alunos, desenvolvendo um pensamento crítico social sobre seus hábitos ambientais. A fim de propagar a experiência de ser e estar no mundo de maneira criativa e autodirigida, realizando todo seu potencial como ser humano na construção de um mundo integrado e sustentável com o meio-ambiente.

As técnicas de animação utilizadas na oficina foram stopmotion e pixelation, ambas captadas em câmeras fotográficas de baixo custo e editas em programas de edição gratuitos. Foram utilizados garrafas PET e copos descartáveis, retrabalhados em bonecos para a animação final, intitulada “Lixo no lixo“.

A oficina foi uma realização do projeto Esporo de Cultura Digital Casa de Bits, premiado pelo edital Cultura Digital 2010 do Ministério da Cultura (Governo Federal).

Vídeo:

Fotos:

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.